Tecnologias de baixa emissão respondem por 80% das patentes relacionadas ao hidrogênio

10/01/23 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Portal Solar

Tecnologias de combate às mudanças climáticas responderam por quase 80% de todas as patentes registradas no mundo relacionadas a produção de hidrogênio, mostra estudo desenvolvido em conjunto pela Agência Internacional de Energia (IEA) e o Escritório Europeu de Patentes (EPO).

O levantamento indica que o segmento está se direcionando para soluções de baixas emissões, como a eletrólise. O hidrogênio produzido a partir de fontes renováveis, como a solar e a eólica, é considerado uma ferramenta essencial para a descarbonização de diversos setores da economia.

“Esse estudo mostra que a inovação está respondendo a necessidade de fornecimento competitivo de hidrogênio, mas também identifica áreas onde um esforço maior é necessário”, declarou o diretor executivo da IEA, Fatih Birol.

O relatório indica que os líderes de patentes relacionadas ao hidrogênio são a União Europeia e o Japão, respondendo por 28% e 24% dos registros internacionais no período de 2011 a 2020. Os principais países europeus são Alemanha, França e Holanda, com 11%, 6% e 3% do total global.

O Estados Unidos, com 20% das patentes, é o único grande centro de inovação a ver uma queda de registros na década passada. A atividade permaneceu modesta na Coreia do Sul e China, mas demonstrando ascensão. Outros países que estão gerando volumes consideráveis de patentes relacionadas ao hidrogênio incluem Grã-Bretanha, Suíça e Canadá.