28/11/16 | São Paulo
Portal Fator Brasil
O Governo do Maranhão está investindo em um futuro sustentável, com a criação de políticas governamentais para realização de estudos, pesquisas, parcerias e convênios com universidades, para o desenvolvimento e execução de projetos que contribuam para minimizar o impacto ao meio ambiente.
Nesse sentido, será realizado, nesta terça-feira (22), o ‘Seminário de Energias Renováveis
Investindo em um Futuro Sustentável’. O evento ocorrerá das 8h às 18h, no auditório da Casa Civil, no Palácio Henrique de La Rocque, no Calhau.
“O Seminário tem como objetivo promover o potencial do Maranhão, através do uso de energias limpas, criando oportunidades de investimentos para a exploração econômica com sustentabilidade, aumentando a produção das riquezas do estado, promovendo o desenvolvimento econômico e social e gerando emprego e renda”, declarou a secretária de Estado de Minas e Energia, Crisálida Fonseca Rodrigues.
Por sua posição geográfica, o Maranhão se constitui como um dos estados mais promissores, apresentando grande potencial de geração de energia a partir de fontes solar, eólica, biomassa e maremotriz.
Nesse intuito, o ‘Seminário de Energias Renováveis – Investindo em um Futuro Sustentável’ apresentará aos participantes estudos de casos e palestras sobre temas relativos ao potencial do Maranhão no setor de energias renováveis e ao uso racional e eficaz de energia com aplicação de novas tecnologias, visando estimular o conhecimento científico e tecnológico sobre os assuntos abordados neste âmbito.
Cinco palestras serão apresentadas durante o Seminário: ‘Potencialidades Energéticas do Maranhão’, ministrada pelo professor e doutor Osvaldo Saavedra, da UFMA/IEE; ‘Eficiência Energética’, pelo engenheiro Alex Alves, especialista da Schneider Electric; ‘Energia Solar Fotovoltaica no Brasil e no Maranhão’, pelo engenheiro e doutor Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR; ‘Potêncial de Energia Eólica no Maranhão’, proferida pelo engenheiro Sandro Yamamoto, diretor técnico da ABEEÓLICA; e ‘Geração Distribuída no Brasil e no Maranhão’, pelo engenheiro e doutor Carlos Evangelista, presidente da ABGD.
Além de estudos de caso: ‘Uso da Energia Solar no Maranhão’, apresentado pelo engenheiro e mestre Claudio Martins – ENOVA (Ilha Lençóis/Indústria); e ‘Uso da Biomassa para Geração de Energia’, pelo engenheiro Flavio Lima, da Suzano.
PROGRAMAÇÃO
8h às 9h – Credenciamento e Entrega de Material:
9h às 9h30 – Sessão de abertura
9h30 às 10h – Palestra I: “Potencialidades Energéticas do Maranhão” – Prof. Dr. Osvaldo R. Saavedra – UFMA/IEE
10h15 às 10h30 – Intervalo do café
10h30 às 11h – Palestra II: “Eficiência Energética” – Eng.º Alex Alves/Especialista da SCHNEIDER ELECTRIC
11h15 às 11h45 – Palestra III: “Energia Solar Fotovoltaica no Brasil e no Maranhão” – Eng.º Dr. Rodrigo Lopes Sauaia – Presidente Executivo da ABSOLAR;
12h às 14h – Intervalo para almoço
14h às 14h30 – Palestra IV: “Uso da Energia Solar no Maranhão” – Estudo de Caso – Eng.º Ms. Claudio Martins – ENOVA (Ilha Lençóis/Indústria)
14h45 às 15h15 – Palestra V: “Potencial de Energia Eólica no Maranhão” – Eng.º Sandro Yamamoto – Diretor Técnico ABEEÒLICA
15h30 às 16h – Palestra VI: “Uso da Biomassa para Geração de Energia” – Estudo de Caso – Eng.º Flavio Lima – SUZANO PAPEL E CELULOSE
Intervalo do café: 16h15min às 16h30min
16h30 às 17h – Palestra VII: “Geração Distribuida no Brasil e no Maranhão” – Eng.º Dr.Carlos Evangelista – Presidente da ABGD
17h15 às 18h – Encerramento