Telhados piauienses geram 203 MW de energia; Teresina 3ª maior do país

19/04/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Meio Norte

Geração de energia solar nos telhados do Piauí daria para iluminar uma cidade com população de mais de 400 mil habitantes

Os telhados de casas e empresas caminham para se tornar um dos maiores geradores de energia do Piauí. Dados da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR) mostram que os sistemas de geração fotovoltaica da chamada geração distribuída atingiram 205,8 MW de potência instalada. Quase a metade dessa energia solar gerada no Estado vem dos tetos dos teresinenses. A capital piauiense, inclusive, é a terceira maior geradora do país.

Essa geração de energia solar nos telhados do Piauí daria para iluminar uma cidade com população de mais de 400 mil habitantes. Todos esses números constam no infográfico da ABSOLAR, divulgado em abril, e revelam, ainda, que a energia solar gerada no Piauí representa 2,1% da potencial nacional, que alcançou 10 GW, o equivalente a dois terços da capacidade da Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior do país.

Com os 205,8 MW gerados, atualmente, o Piauí aparece numa posição intermediária, 16º lugar, no ranking nacional de geração distribuída. No topo da tabela aparece Minas Gerais com cerca de 1,7 GW de energia geradas pelos telhados, o equivalente a 16,8% da geração brasileira. No Nordeste, o líder em geração de energia solar própria é o Ceará com quase 400 MW.

Já em relação as capitais, Teresina, com 101,2 MW gerados, até abril, aparece na terceira posição, ficando atrás apenas de Brasília, com 104,5 MW; e Cuiabá, que tem 114 MW de energia solar geradas pelos telhados. Aliás, somente essas três capitais brasileiras conseguiram ultrapassar a casa dos 100 MW de energia, marca essa que dá para alimentar uma população de quase 200 mil habitantes.