20/01/21 | São Paulo
Conhecida por seus carros elétricos, baterias e fábricas gigantes, a Tesla acaba de anunciar a chegada do seu primeiro modelo de inversor de energia solar fotovoltaica.
Em 2016, poucos meses antes de apresentar a elegante telha solar da empresa, seu controverso CEO Elon Musk revelava através de seu blog os planos do que chamou de integração energética.
O objetivo era entregar aos consumidores uma independência energética sustentável, por meio de tecnologias que lhes permitiram gerar energia limpa para alimentar suas casas e veículos.
Cinco anos depois, a empresa anuncia o lançamento do seu próprio modelo de inversor solar, peça que faltava para completar esse seu leque de produtos verdes.
O inversor fotovoltaico é um dos equipamentos-chaves do kit de energia solar, responsável por adaptar a energia gerada pelo painel ao padrão utilizado pelos equipamentos eletrônicos.
A Tesla afirma que a eficiência do seu inversor é de 97,5%, o qual será disponibilizado em duas versões, uma de 3,8 kW e outra de 7,6 kW, que segundo ela ainda podem ser “empilhados”.
Ou seja, o consumidor poderá instalar e conectar entre si quantos deles forem necessários para atender à potência do seu painel solar.
Além disso, o inversor conta com rastreadores de ponto de potência máxima (MPPT) que permitem a conexão de um arranjo fotovoltaico com até quatro painéis solares separados, como no caso da instalação em diferentes quedas d’agua do telhado.
Visualmente, o aparelho segue o mesmo design das baterias da empresa, a Powerwall, com linhas retas e tom minimalista, sem botões aparentes.
O equipamento foi fabricado para integrar o conjunto de soluções da empresa, acabando com os relatos de incompatibilidade de suas telhas e baterias com inversores de outras fabricantes.
A data de lançamento e o preço não foram divulgados pela Tesla, mas o inversor solar já está disponível em pré-encomenda no site da empresa.
Fonte: https://thegreenestpost.com/tesla-anuncia-seu-proprio-modelo-de-inversor-solar/