UFMT investe em usinas de energia solar para diminuir custos

06/02/23 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Mídia Hoje

UFMT Pela sustentabilidade e economia de recursos, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realiza a implantação de usinas de geração de energia elétrica fotovoltáica

A ação alcança diferentes câmpus da Instituição, por meio da instalação de placas solares, que captam a luz do sol para a produção de energia renovável e não poluente. São placas instalada em Cuiabá, Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Sinop.

Ao todo, o investimento é de cerca de R$ 10 milhões, com uma economia esperada de aproximadamente R$ 2 milhões ao ano, segundo a Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi). A Proadi informa ainda que a economia gerada a partir das placas pode ser revertida para outras ações na própria universidade.

No Câmpus de Cuiabá serão instalados 1740 kWp (quilowatt de potência de pico ), dos quais 58% do projeto já estão instalados nos prédios do Bloco Didático Multiusuário de 1 a 4, Didático da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC), Bloco Didático do Instituto de Linguagens (IL) e Faculdade de Comunicação e Artes (FCA). Há placas ainda no Instituto de Computação (IC), Quadras poliesportivas e Centro Olímpico de Treinamento (COT). Até o fim deste ano as instalações no câmpus de Cuiabá devem ser finalizadas.

No câmpus do Araguaia já foram instalados 420 KWp, restando apenas a homologação final na concessionária em prédios de ambas as unidades, Barra do Garças e Pontal do Araguaia. Já no câmpus de Sinop, as instalações de 510 KWp iniciam este mês.