20/07/21 | São Paulo
Reportagem publicada no Mato Grosso Mais
O deputado Ulysses Moraes apresentou uma indicação para que o governo de Mato Grosso faça a instalação de placas fotovoltaicas nas unidades escolares do Estado. De acordo com o parlamentar, essa é uma forma de trazer maior economia para Mato Grosso, bem como conscientização de uma energia renovável, limpa e que não agrida o meio ambiente.
“A instalação de energia solar fotovoltaica é uma das melhorias, que pode trazer benefícios não só de economia, mas de retorno financeiro e valorização de escolas. A energia fotovoltaica vai de encontro à preservação e é uma alternativa para baratear o custo da energia nos estabelecimentos de ensino”, disse Moraes.
A energia produzida pelos painéis ou placas pode ser armazenada em baterias estacionárias, e quando houver excedente pode ser exportado para rede elétrica, poderá resultar até em redução de consumo e dos valores da energia elétrica.
E vale destacar que o estado apresenta uma série de características favoráveis para o aproveitamento da energia proveniente do sol. Não se trata apenas de sustentabilidade, mas também de diminuição do custo das unidades escolares em Mato Grosso.
“Sabemos que a competência para legislar acerca do tema é da União, entretanto, o Estado tem competência material para agir, a fim de que seja realizada através de investimentos, a supracitada instalação. Por isso, apresentamos essa indicação do governo de MT e esperamos que seja atendida”, finalizou o parlamentar.
(Foto: )
(Foto: )
O blecaute e o armazenamento de energia elétrica
O que é que a Bahia tem? Tem potencial solar como ninguém!
Desafios e oportunidade da energia solar no Nordeste
Energia solar: mais empregos e competitividade para a indústria
As tarifas de transmissão e o desenvolvimento da fonte solar