Unidade fotovoltaica do Remanso da Pedreira entra em funcionamento

09/10/20 | São Paulo

Diário do sudoeste 

A Companhia Paranaense de Energia (Copel), realizou nesta quarta-feira (30), a troca dos equipamentos de medição no Remanso da Pedreira, o que na prática significa que a unidade de geração de energia fotovoltaica da entidade entrou em funcionamento. “A partir de hoje às 13:45, o Remanso da Pedreira passou a gerar sua Energia”, detalha Cassiano Alba, um dos articuladores da campanha que possibilitou a instalação dos equipamentos, e membro do Rotary Club de Pato Branco – Sul.

Os paineis solares foram doados pela empresa Renovigi, a partir de uma mobilização nas redes sociais, estimulada por um movimento da família rotária de Pato Branco. Segundo Cassiano, a previsão de geração média é de 1.700 kWh/Mês. Por conta do equipamento, ele calcula que a economia média mensal com energia elétrica seja de R$1.300,00. “A vida útil do sistema é acima de 25 anos, logo projeta-se uma economia de mais de R$400.000,00 ao longo da vida útil do sistema”, completa.

O Remanso da Pedreira é uma instituição que oferece diversas atividades para crianças em situação em vulnerabilidade social. Por conta da pandemia de Covid-19, as atividades estão temporariamente paralisadas.

Segundo Cassiano, além da família rotária, da comunidade de Pato Branco e da Renovigi, também contribuíram para viabilizar o projeto a E3 Engenharia, Romanduck e Zalo Instalações.