09/11/20 | São Paulo
Atualmente, as despesas com energia elétrica da universidade somam aproximadamente R$ 3 milhões por ano
A partir de agora serão instalados na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), nos campus de São Borja, Bagé, Dom Pedrito, Alegrete e Itaqui, módulos de geradores de energia solar fotovoltaicos. Eles irão organizar e desenvolver a infraestrutura de edificações necessárias às atividades acadêmicas e administrativas, estímulo ao uso de energias sustentáveis e o atendimento a política nacional de meio ambiente. Atualmente, as despesas com energia elétrica na universidade representam pelo menos 10% do custeio discricionário da instituição, aproximadamente R$ 3 milhões por ano.
A tendência é um grande aumento deste custo, devido à proximidade na entrega de inúmeros prédios e espaços físicos que contemplam laboratórios com considerável necessidade energética e salas de aula, além de aspectos sustentáveis de compromisso institucional com a agenda 2030.
O campus São Borja contará com oito módulos de geradores de energia solar fotovoltaicos de 18,48 kilo-watt-pico (kwp), gerando uma economia inicial em torno de 30% a 40%. Neste momento, a instituição está recebendo os equipamentos. A instalação será feita no prédio acadêmico II no campus I e no prédio administrativo do campus II. A projeção de conclusão das obras de instalação será março de 2021.