16/03/23 | São Paulo
Reportagem publicada em Jornal O Imparcial
Usina tem 154 placas fotovoltaicas que tem a capacidade de gerar 75 quilowatts força (75kw/p) e três inversores de 25 quilowatts
A Usina de Energia Solar do Sebrae está localizada no terreno do Multicenter Negócios e Eventos, a planta de placas fotovoltaicas vai produzir eletricidade suficiente para suprir a necessidade de abastecimento dos prédios da instituição em São Luís.
Essa é a primeira de uma série de três plantas fotovoltaicas que o Sebrae no Maranhão irá construir nos próximos quatro anos, com o objetivo de tornar a instituição autossuficiente em geração de energia elétrica para as todas as suas instalações no Maranhão.
A usina tem 154 placas fotovoltaicas que tem a capacidade de gerar 75 quilowatts força (75kw/p) e três inversores de 25 quilowatts. A obra de construção ainda em outubro de 2022.
“A decisão de fazer a usina foi baseado nas diretrizes do nosso programa de sustentabilidade e para isso buscamos nos abastecer com energias limpas. Com essa iniciativa, estamos levando o Sebrae para uma outra era e estamos praticando o que sempre dizemos para nossos clientes e parceiros: usar a tecnologia para inovar e com isso buscar mais sustentabilidade”, comentou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Celso Gonçalo.
“Pretendemos que esta usina também sirva de vitrine, para mostrar para os pequenos negócios uma estrutura dimensionada para atender empresas com necessidades típicas das MPEs, com investimento baixo e com retorno rápido. Agora teremos mais que argumento para mostrar para nossos clientes em relação a geração alternativa de energia elétrica”, completou.
Projeto
Da concepção do projeto à finalização da obra, a construção da primeira usina fotovoltaica levou cerca de quatro meses para ficar pronta. Com esse potencial de geração, a primeira usina fotovoltaica do Sebrae suprirá as necessidades dos escritórios das 12 unidades regionais, dos três Núcleos de Atendimento Empresarial (NAE) e 1 posto avançado mantidos pelo Sebrae no Maranhão.
Para a diretora de Administração e Finanças, Edila Neves, o início da produção da usina é um marco para o Sebrae. “Teremos um ganho grande não só em sustentabilidade e em atenção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) mas em ganho em segurança da nossa operação e ganho econômico também o que nos permitirá fazer outros investimentos para apoiar as micro e pequenas empresa do Maranhão”, disse a diretora.
Novas Plantas
Além dessa primeira usina fotovoltaica, outras duas estão planejadas para serem construídas nos próximos quatro anos. Segundo o gerente da Unidade de Infraestrutura do Sebrae, Marco Aurélio Abdalla, a segunda planta fotovoltaica da instituição já está na fase de planejamento.
“Nossa segunda usina terá o mesmo tamanho da primeira e também será construída na área do Multicenter Negócios e Eventos. As placas fotovoltaicas servirão também de cobertura para o estacionamento. Com essa nova planta vamos abastecer a Unidade regional São Luís, a sede e a iluminação perimetral do Multicenter.” Explicou Abdalla.
A terceira usina será bem maior que as duas primeiras juntas e terá a capacidade de gerar 750 quilowatts força. “Essa terceira planta terá capacidade para abastecer integralmente o pavilhão de eventos e o Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
Será feito em módulos de forma a dar condições do Sebrae de fazer esta tercei usina com maior planejamento. Ao longo dos próximos quatro anos” completou o gerente da Unidade de Infraestrutura do Sebrae no Maranhão.