Usina fotovoltaica de 2,2 GW é construída na China

14/10/20 | São Paulo

Reportagem publicada no Canal Solar 

A empresa estatal chinesa Huanghe Hydropower Development concluiu a construção de uma usina solar de 2,2 GW na região noroeste da China, em área desértica da província de Qinghai.

Segundo a fabricante Sungrow, que forneceu os inversores para o projeto, a planta fotovoltaica foi construída em cinco fases. No total, foram investidos RMB 15,04 bilhões (aproximadamente US$ 2,2 bilhões).

A usina foi construída com módulos bifaciais monocristalinos e 900 MW de inversores string SG250HX 1.500 V da Sungrow.

Segundo a estatal chinesa, a Sungrow forneceu o sistema de armazenamento de energia altamente integrado de 250 MWh, com design de baixa tensão acoplado a CA (corrente alternada), que pode aumentar a utilização do transformador, garantindo um custo de sistema menor.

A construção da planta começou em novembro de 2019 e foi concluída em setembro deste ano. O sistema de armazenamento foi implantado em quatro meses, de maio a setembro. A instalação venderá energia para a rede local a um preço de RMB 0,34 / kWh.

O complexo está conectado a uma linha de energia de ultra-alta tensão que a State Grid Corp da China está construindo para conectar as partes do extremo noroeste do país às províncias orientais mais densamente povoadas.