Usina híbrida de solar e biogás é inaugurada no Paraná

09/11/20 | São Paulo

FotoVolt 

Empresa aproveita biogás de dejetos suínos, armazenado para gerar durante a noite, enquanto a solar FV vai gerar 200 MWh por mês durante o dia.

A empresa EnerDinBo, de Cascavel (PR), colocou em operação no dia 29 de outubro, em Ouro Verde do Oeste, no Paraná, uma usina híbrida com geração solar e a biogás gerado por dejetos da suinocultura. Sob investimento total de R$ 12 milhões, a unidade de biogás de 2 MW já está em operação e a solar fotovoltaica, com 1500 módulos e potência instalada de 500 kWp, está em instalação com promessa de ser concluída em janeiro de 2021.

A usina de biogás – em operação desde o começo de outubro – utiliza três biodigestores e três lagoas aeróbicas para processar 700 t/dia de dejetos suínos, coletados de 40 suinocultores da região. Nessa etapa é gerado o biogás com 65% a 70% de metano e o restante de gás carbônico e demais gases (oxigênio e hidrogênio), o qual alimenta motogeradores para geração prevista de 600 MWh por mês. A usina solar, que ocupará área de 1117,2 m2, vai acrescentar mais 200 MWh por mês de geração.

Em modelo de geração distribuída por autoconsumo remoto, a geração das usinas, que ficam em mesmo terreno distantes cerca de 80 metros uma da outra, será alugada para cooperativa de energia parceira, a EDA, que vai distribuir entre as empresas cooperadas os créditos gerados.

A intenção com a solução híbrida, de acordo com o diretor técnico da EnerDinDo, Thiago González, é utilizar a energia gerada pela usina solar durante o dia e armazenar o biogás para a geração noturna. A conexão com a rede para a potência total de 2,5 MW será compartilhada para a usina híbrida.

A região do oeste paranaense tem alto potencial para geração de biogás, tendo em vista haver na região mais de 16 mil suinocultores, com mais de 4 milhões de suínos. A primeira iniciativa híbrida na região surge em momento que a Aneel está com consulta pública aberta (061/2020) para normatizar as usinas híbridas a fim de aproveitar a complementaridade de fontes diversas.