Usina solar irá gerar mais de mil empregos em Minas Gerais

28/07/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Farol Energia do Brasil

A Unipar, produtora de cloro, soda e PVC na América do Sul, e a Atlas Renewable Energy, companhia internacional de energia renovável, anunciaram um PPA (contrato de compra de energia) de 19 anos para a construção e operação de um parque de geração fotovoltaica.

De acordo com as empresas, o programa contempla um complexo com capacidade instalada de 239 MW, localizado no município de Pirapora, região Norte de Minas Gerais.

O início das obras – que gerará cerca de 1,2 mil postos de trabalho – está previsto para o final do segundo semestre deste ano, com o começo das operações estimado em junho de 2022.

Ademais, a iniciativa vai fomentar a inclusão e o desenvolvimento das comunidades locais incluindo, por exemplo, programas de capacitação para mulheres na implantação da usina solar.

Denominado “Lar do Sol Casablanca II”, o projeto evitará ainda a emissão de aproximadamente 40.500 toneladas métricas de CO2 por ano – o equivalente a tirar 16,2 mil carros das ruas de São Paulo, segundo metodologia desenvolvida pelo World Resources Institute.

“Esse é mais um movimento em busca de soluções sustentáveis que melhoram os nossos esforços na busca por matrizes de energia a partir de fontes renováveis, que garantem o acesso ao insumo essencial para a operação e geram maior competitividade por meio da autoprodução”, disse Maurício Russomanno, CEO da Unipar.

O total de eletricidade gerada para a Unipar será suficiente, inclusive, para produzir cloro para tratamento de água para mais de 60 milhões de pessoas, afirmou o executivo.

Segundo Luis Pita, gerente geral da Atlas Renewable Energy para o Brasil, a adoção das renováveis está se tornando uma importante responsabilidade corporativa que pode oferecer oportunidades únicas a consumidores de grande escala, que podem passar a utilizar matrizes limpas e, em simultâneo, viabilizar desenvolvimento de programas sociais e ambientais.

Empregos e redução de CO2

Dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica)apontam que a fonte solar já gerou mais de 283 mil empregos no Brasil. Além disso, o último levantamento indicou que a energia fotovoltaica já evitou mais de 10,3 milhões de CO2 na atmosfera.