Usinas da fonte hidráulica, eólica e solar têm garantia física definidas

09/08/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Mega What

O Ministério de Minas e Energia (MME) definiu os montantes de garantia física de 12 usinas da fonte hidráulica, eólica e solar. As definições constam em portarias publicadas nesta segunda-feira, 9 de agosto, no Diário Oficial da União.

No caso da fonte hidráulica, foi definido em 6,68 MW médios o montante da PCH Forquilha IV (13 MW), localizada entre os municípios de Machadinho e Maximiliano de Almeida, no Rio Grande do Sul.

Já da fonte eólica , ficaram definidas as garantias dos empreendimentos da Enel Green Power na cidade de Morro do Chapéu, na Bahia. Foram contempladas na definição as usinas: Ventos de Santa Esperança 8 (25,2 MW) em 14,9 MW médios; Ventos de Santa Esperança 16 (42 MW), em 22,5 MW médios; Ventos de Santa Esperança 21 (46,2 MW), em 29,7 MW médios; Ventos de Santa Esperança 22 (46,2 MW), em 28,9 MW médios; Ventos de Santa Esperança 25 (25,2 MW) em 13,2 MW médios; e Ventos de Santa Esperança 26 (46,2 MW), em 24,8 MW médios.

Por fim, da fonte solar fotovoltaica , foram definidas as garantias físicas das UFVs Coremas IV a Coremas VIII, com 27 MW cada, em 8,2 MW médio, no estado da Paraíba.

*************

Reidi

Também foi aprovado pelo ministério o enquadramento no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi) do projeto de reforços em instalação de transmissão de energia elétrica da Porto Primavera Transmissora de Energia , no estado de São Paulo.

Como prioritário, foi aprovado o projeto de investimento em infraestrutura de distribuição de energia elétrica da Energisa Acre , não sendo incluídos os investimentos em obras do programa Luz para Todos ou com participação financeira de terceiros.

Também foi aprovado como prioritário o projeto da UFV Serra do Mato III , com 47,3 MW de potência instalada, localizada no estado do Ceará e de titularidade da Qair Brasil.

DRO

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por sua vez, registrou 1.429,9 MW em pedidos de requerimento de outorga (DRO) de usinas solares fotovoltaicas.

No Paraná, o registro foi para a UFV Solaris 23 , com 31,25 MW de potência instalada, no município de Sertaneja. Em Minas Gerais, o DRO foi para as UFVs Camboatã XV a Camboatã XXIII , totalizando 398,65 MW, na cidade de Janaúba. Por fim, no município de Riacho Frio, no Piauí, o registro foi para as UFVs Piauí BDE 1 a Piauí BDE 20 , totalizando 1.000 MW de potência instalada.

Geração

Para início de operação comercial , foram liberadas as unidades geradoras 5 e 6, de 4,2 MW cada, da eólica Ventos de Santa Martina 10, localizada no município de Ruy Barbosa, no Rio Grande do Norte.