Usinas fotovoltaicas em Minas Gerais são enquadradas no Reidi; projetos somam 390,2 MW

12/01/21 | São Paulo

Reportagem publicada na MegaWhat 

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético aprovou o enquadramento no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi) das usinas solares fotovoltaicas Delio Bernardino (81,2 MW) e Delio Bernardino VIII (309 MW).

Os projetos foram aprovados sob o regime de produção independente de energia elétrica na cidade de Janaúba, estado de Minas Gerais. O enquadramento foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 11 de janeiro.

Mudança de potência

As usinas solares fotovoltaicas Pérola 1 a Pérola 7, tiveram sua potência instalada ampliada de 30 MW para 44,4 MW. Já as UFVs Pérola 8 e 9, tiveram redução da potência de 30 MW para 29,6 MW, e a UFV Pérola 10 passou de 10 MW para 28 MW de potência instalada.

O mesmo aconteceu com as usinas VEA II 1 a VEA II 12 . Os empreendimentos de 1 a 9 e 11, passarão de 30 MW para 44,4 MW de potência instalada, enquanto as usinas VEA II 10 e 12 terão a potência reduzida de 30 MW para 28 MW.

As usinas são de titularidade da Gold Energia e estão localizadas no município de Ribeiro Gonçalves, Brasileira e São João da Fronteira estado do Piauí, também tiveram alteração das coordenadas geográficas.

Comercialização

A Celse foi autorizada a exercer a atividade de comercialização de gás natural na esfera de competência da União, mediante a celebração de contratos registrados na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).