Área de associados Trabalhe no setor solar

Usinas fotovoltaicas são instaladas na UFV

04/12/20 | São Paulo

Portal Matas de Minas 

O projeto integra o programa de eficiência energética que contemplou os três campi

No campus de Viçosa, a UFV já instalou 1.176 painéis solares da usina fotovoltaica situada próxima ao aeródromo. O projeto pretende inserir 2.800 painéis e, aproximadamente daqui a cinco anos, a economia mensal é estimada em 10% (R$80 mil) sobre o valor da energia elétrica consumida no campus de Viçosa.

A UFV informou que foram aplicados R$5 milhões para o projeto da usina instalada em Viçosa que equivale a um campo de futebol – 10 mil metros. A capacidade energética é calculada em 924 kilowatts-pico de potência.

O início do processo de instalação da usina em Viçosa ocorreu no segundo semestre de 2019, enquanto que nos campi de Florestal e Rio Paranaíba os projetos já estão em estágios mais avançados e a previsão de entrega das duas usinas se dará em fevereiro de 2021 – são 392 painéis solares capazes de fornecer 130 kilowatts-pico de potência.

De acordo com a instituição, o objetivo da usina fotovoltaica é garantir a segurança energética aos seus usuários, diminuir prejuízos com as eventuais queimas de equipamentos eletro/eletrônicos, as interrupções de experimentos e atividades acadêmicas, administrativas e educacionais que, em sua grande maioria, são causados pelo fornecimento insuficiente de energia elétrica cedida pela concessionária contratada para atender os três campi.

Fonte: Folha da Mata