Usinas solares de grande porte ultrapassam 3 GW de potência, diz ABSOLAR

31/08/20 | São Paulo

FINANÇAS YAHOO! 

Segmento chamado de "geração centralizada" alcançou 1,7% da potência instalada da matriz elétrica brasileira, a sétima maior fonte do país O Brasil acaba de ultrapassar a marca de 3 gigawatts (GW) de potência operacional em usinas solares fotovoltaicas de grande porte, segundo um levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Com isso, a chamada “geração centralizada” solar alcançou 1,7% da potência instalada da matriz elétrica nacional.

Ainda de acordo com a ABSOLAR, as usinas solares de grande porte são a sétima maior fonte de geração de energia do país. São 101 empreendimentos outorgados e em operação em nove estados (Piauí, Ceará, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins).

Em investimentos, a entidade calcula que a geração centralizada solar já tenha demandado mais de R$ 15,9 bilhões em aportes privados. Os investimentos totais previstos até 2025, referentes a projetos já contratados em leilões de energia, ultrapassam R$ 25,8 bilhões.

“A energia solar terá função cada vez mais estratégica para o atingimento das metas de desenvolvimento econômico do país, sobretudo agora no período pós-pandemia, já que se trata da fonte renovável que mais gera empregos no mundo”, afirma o presidente da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia. Segundo a entidade, a fonte já gerou cerca de 90 mil empregos.