Usinas solares somam 345 MW em pedidos de outorga em Minas Gerais e Piauí

19/08/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Mega What

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) registrou cerca de 345 MW em requerimentos de outorga (DRO) para usinas solares fotovoltaicas no Piauí e em Minas Gerais. Ambos os empreendimentos visam a produção independente de energia e seus registros constam em despachos publicados nesta quinta-feira, 19 de agosto, no Diário Oficial da União.

No Piauí, o registro foi para as UFVs Perseverance 1 a Perseverance 6 , totalizando 264,65 MW de potência instalada, no município de São João do Piauí, feito pela Vensolbras e Renobrax Geração de Energia. Já em Minas Gerais, o DRO foi para as UFVs Walter Froes 1 e Walter Froes 2 , somando 80 MW, em Várzea da Palma.

O órgão regulador também autorizou que três novas empresas passem a atuar como agentes comercializadores no mercado livre de energia, sendo elas: D3 Energias Renováveis , Banco Bocom BBM e Plural Geração e Comercialização de Energia .

Para início de operação comercial , foram liberadas as unidades geradoras 1 a 4, de 3,33 MW cada, da UFV Solar Salgueiro III, localizada no município de Terra Nova, em Pernambuco, e de cinco, das 15 unidades geradoras da eólica Ventos de Santa Martina 11. A eólica está localizada no município de Riachuelo, no Rio Grande do Norte e totaliza 63 MW de capacidade instalada.

Ainda da fonte eólica e no mesmo estado, a Aneel aprovou o teste da UG8, de 4,2 MW, da eólica Vila Espírito Santo III, no município de Serra do Mel.

A Transportadora Associada de Gás (TAG) informou o requerimento para renovação da licença de operação do Gasalp, que interliga a unidade de processamento de gás natural (UPGN) de Alagoas ao ponto de entrega em Pernambuco.