Uso da energia solar cresce e já alcança mais de 4 mil consumidores no Acre

13/03/23 | São Paulo

Reportagem publicada pelo AC24Horas

O Acre vive, principalmente, ao longo dos últimos dois anos, um enorme crescimento pela opção pela geração de energia solar entre a população

Considerada mais correta do ponto de vista ambiental e mais barata, o investimento tem atraído milhares de acreanos. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Acre possui atualmente mais de 3,9 mil conexões operacionais de energia solar em telhados e pequenos terrenos, espalhadas por 21 cidades, ou 95,5% dos 22 municípios da região, Atualmente, são mais de 4,3 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.

Ainda de acordo com a associação, o estado possui 44,2 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Acre a atração de mais de R$ 210 milhões em investimentos, gerando mais de 1,3 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 60 milhões aos cofres públicos.

A potência instalada de energia solar distribuída no Acre coloca o estado na vigésima quinta posição do ranking nacional.

Outro fator que colabora para a adesão à energia solar é o clima do estado, com predominância de sol em quase todo o ano.

Atualmente, mais de uma dezena de empresas trabalham na capital acreana com a venda e instalação de placas solares. O valor do investimento varia de acordo com o tamanho e o consumo, seja residencial ou comercial.

No Acre, a Energisa possui 284 mil clientes em todos os 22 municípios do estado.