Veículo elétrico solar bate recorde e faz 1000 km com uma carga

11/03/23 | São Paulo

Reportagem publicada em MSN Brasil

Mais eficiente do mundo. É assim que pode passar a ser conhecido o veículo elétrico Sunswift 7. Pelo menos é o que o seu novo recorde indica. Este carro com um ar futurista e coberto de painéis solares entrou no Guinness World Records depois de ter percorrido 1000 km em 11 horas e 52 minutos. Isto sem ter de recarregar pelo caminho, ou seja, apenas com uma única carga.

Este feito é, no mínimo surpreendente, especialmente se tivermos em consideração que o Sunswift 7 foi desenhado e construído por estudantes da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), em Sydney, na Austrália, na Sunswift Racing, a equipa de corrida de elétricos solares da universidade.

A questão agora é o que é que faz com que este veículo – o último de uma série de elétricos solares criados desde 1996 pela Sunswift Racing – consiga ter uma autonomia tão elevada. Não é apenas uma coisa, mas sim uma amálgama de fatores.

Um dos pontos mais importantes é o seu peso. Com apenas 500 kg, o Sunswift 7 pesa cerca de um quarto de um Tesla Model S. Para que tal fosse possível, há um ou outro elemento que não está incluído no veículo.

Ar condicionado, airbags, sistema ABS e o limpa para-brisas foram considerados extras desnecessários na construção do automóvel elétrico solar. Por isso, não estão incluídos no modelo.

Para fazer os 1000 km com apenas uma carga, foi essencial garantir o máximo de aerodinâmica possível, algo que foi conseguido tendo muito cuidado na hora de dar forma ao Sunswift. O design diferente serve este propósito e garante que o coeficiente aerodinâmico seja de 0,095, quando o do Model S é de 0,208, por exemplo.