Vereador propõe uso de energia solar em prédios públicos de Abdon Batista

21/07/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Rádio Cultura Campos Novos AM

Uma iniciativa proposta pelo vereador de Abdon Batista, Odair Rogerio Rosa (MDB), foi aprovada pelos demais integrantes da Câmara na semana anterior. O objetivo é gerar economia nos gastos com energia elétrica nos prédios públicos do município por meio da implantação do sistema de iluminação com painel solar fotovoltaico.

O vereador realizou estudo técnico na qual comprova a viabilidade da iniciativa. Na visão de Odair é uma excelente opção para economia do município, além do sistema ter alta vida útil, acima de 20 anos, justifica.

Para auxiliar o prefeito de Abdon Batista, Jadir Luiz de Souza (MDB), na tomada da decisão estão inclusos no levantamento linhas de créditos de agências bancárias e propostas de empresas de energia solar.

Segundo o estudo o investimento gira em R$2 milhões, pagos em menos de 5 anos pelo município.

Atualmente, Abdon Batista gasta em torno de R$50 mil por mês com energia elétrica, sendo que as parcelas do financiamento dos equipamentos de energia solar estaria abaixo deste valor.

Vale destacar que Prefeituras de diversos estados têm adotado o uso de energia solar para reduzir a conta de luz dos órgãos públicos e contribuir com a sustentabilidade do planeta.