Vereador quer energia solar nos semáforos e iluminação pública de Limeira

20/07/20 | São Paulo

Radio no Ar 

Projeto de lei em trâmite na Câmara de Limeira prevê que semáforos e a iluminação pública da cidade sejam abastecidos por meio de energia solar. A proposta é de autoria do vereador Anderson Pereira.

A energia solar, ou fotovoltaica, seria captada por meio de placas instaladas em canteiros centrais das avenidas, ruas e outros espaços públicos. “A implantação do sistema de fornecimento de energia elétrica fotovoltaica na rede de iluminação pública e semafórica de Limeira, ocorrerá de forma progressiva, de acordo com cronograma a ser definido pelo Poder Executivo Municipal”, aponta o parlamentar num dos artigos do projeto.

Na justificativa do projeto, Anderson cita que o objetivo da lei é garantir o uso de energia alternativa à elétrica, sem prejuízo do bom funcionamento dos sistemas mencionados. “Em resumo, com o avanço das discussões ambientais tem-se a necessidade – cada vez mais latente – do Poder Público buscar formas alternativas para o fornecimento de energia elétrica, notadamente as fontes de energia limpas. Nesse sentido, fundamental a utilização da energia solar onde couber. E, nesse caso, plenamente possível seu uso ao funcionamento da iluminação pública e semafórica. Ademais, a Prefeitura Municipal de Limeira exerceria papel educativo importantíssimo à municipalidade”, finalizou.

Caso a lei seja aprovada e sancionada, o cronograma de instalação das placas deverá ser estabelecido no prazo de 180 dias após a publicação da Lei