29/11/22 | São Paulo
Reportagem publicada pelo Portal Solar
A Vivo inaugurou uma usina solar no município de Mãe do Rio (PA), em parceria com a Athon Energia. Instalada em uma área de 15 mil metros quadrados, o empreendimento tem capacidade para gerar 11.500 MWh por ano. Com a planta, terceira da companhia no estado, a empresa passa a abastecer com geração própria suas 630 unidades de consumo no estado, como antenas, centrais telefônicas e lojas.
A estratégia com fontes renováveis da Vivo prevê nove usinas na região Norte e 85 em todo o Brasil, incluindo projetos de energia solar, hídrica e de biogás que irão atender 90% do consumo da empresa em baixa tensão, o equivalente a mais de 30 mil pontos.
No modelo de geração distribuída (GD), a energia produzida é injetada na rede da concessionária local, neste caso, a Equatorial Energia e é transformada em créditos de consumo para a empresa. Atualmente, 44 usinas já estão em operação em todo o País e, no Norte, além da usina em Mãe do Rio, já estão em funcionamento plantas em Marabá e Redenção, no Pará, e uma em Boa Vista (RR).
O blecaute e o armazenamento de energia elétrica
O que é que a Bahia tem? Tem potencial solar como ninguém!
Desafios e oportunidade da energia solar no Nordeste
Energia solar: mais empregos e competitividade para a indústria
As tarifas de transmissão e o desenvolvimento da fonte solar