Webinar Circuito de Energia contará com palestra da coordenadora da ABSOLAR no Rio Grande do Sul, Mara Andrea Schwenger

28/10/20 | São Paulo

Jornal Ponto Inicial 

Com o tema “Perspectivas e Cenários: Energia Solar no RS”, evento on-line ocorrerá no dia 29 de outubro, às 11h, com transmissão ao vivo no canal EaD UCS

A implantação de sistemas de geração de energia solar em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e no setor público está em constante crescimento no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Rio Grande do Sul já ultrapassou a marca de 400 megawatts (MW) de potência instalada em solo gaúcho, sendo o estado responsável por 13% do total instalado da tecnologia fotovoltaica na modalidade no país. Além de contribuir com o desenvolvimento econômico e sustentável da região – geração de energia através do sol é fonte renovável e limpa -, o destaque para a expansão acelerada também fica por conta da redução de custos, que pode chegar em até 95%.

Para abordar as expectativas que norteiam o próximo ano, o crescimento do mercado, a geração de oportunidades e o perfil do consumidor, a coordenadora da ABSOLAR no Rio Grande do Sul, a empresária Mara Andrea Schwenger, palestrará no próximo Webinar Circuito de Energia. Com o tema “Perspectivas e Cenários: Energia Solar no RS”, o encontro virtual, que contará com mediação do professor da Universidade de Caxias do Sul Tiago Cassol Severo, ocorrerá no dia 29 de outubro, às 11h, com transmissão ao vivo no YouTube – canal EaD UCS – https://youtu.be/vROnpvmjinw

Durante o webinar, Mara Schwenger apresentará particularidades sobre o desempenho do mercado gaúcho de energia solar em 2020, além de expor sua opinião sobre a importância do segmento na geração de empregos. “O mercado gaúcho está em crescimento, e continua sendo o estado brasileiro com a segunda maior potência instalada, atrás apenas de Minas Gerais. Até setembro de 2020, atingimos potência instalada superior ao ano passado, sendo que nesse último quadrimestre houve um grande reaquecimento do setor”, explica a empresária. Além disso, Mara abordará pontos sobre os efeitos da pandemia no setor solar gaúcho e como o abastecimento de sistemas foi afetado. “Com o começo da pandemia e da primeira parada geral, em março de 2020, o setor teve uma queda de demanda em abril e maio, iniciando a retomada em junho. Houve, primeiramente, uma grande demanda residencial, considerando que as pessoas ficaram mais tempo em casa e passaram a observar o impacto da conta de energia. Atualmente, o maior problema é a falta de produto no mercado, que pode postergar muitas entregas e instalações para 2021. Mesmo com o aumento do dólar e a baixa disponibilidade de produto, o investimento é extremamente atrativo. Temos um retorno do investimento que varia de quatro a oito anos, dependendo do perfil do cliente. Além das linhas de financiamento, que trocam contas por parcelas”.

O Webinar Circuito de Energia faz parte de uma série de encontros virtuais, que reunirão mensalmente convidados e palestrantes em um ambiente oportuno ao compartilhamento de ideias sobre energia solar e mobilidade elétrica. A realização é do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA), Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (SIMECS), Universidade de Caxias do Sul (UCS), SEBRAE, Instituto SENAI de Tecnologia e Sicredi.

O que: Webinar Circuito de Energia com palestra da coordenadora da ABSOLAR no Rio Grande do Sul, Mara Andrea Schwenger. Tema: “Perspectivas e Cenários: Energia Solar no RS”.

Quando: 29 de outubro, às 11h

Onde: Transmissão ao vivo no YouTube – canal EaD UCS – https://youtu.be/vROnpvmjinw