País já tem mais de 4 milhões de unidades com energia solar

20/08/24 | São Paulo

Levantamento da ABSOLAR mostrou também que a fonte solar acaba de ultrapassar a marca de 46 gigawatts (GW) de potência instalada na geração própria

Matéria publica em O Globo

O Brasil ultrapassou a marca de 4 milhões de unidades consumidoras abastecidas pela geração própria de energia solar em telhados, fachadas e pequenos terrenos. De acordo com o mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), as residências lideram o uso da tecnologia fotovoltaica, com mais de 2,8 milhões de imóveis abastecidos, com 70% do total de unidades consumidoras.

Pelo balanço da entidade, os estabelecimentos comercial e de serviços representam a segunda maior classe de consumo abastecida pela geração própria solar, com mais de 674,4 mil locais (16,8%), seguidos pelas propriedades rurais, com 410,4 mil (10,2%), indústrias, com 97,4 mil (2,4%), e prédios do poder público, com 12,1 mil (0,5%). Os demais tipos de consumidores, como serviços públicos e iluminação pública, somam cerca de 1,7 mil (0,1%).

As 4 milhões de unidades consumidoras representam apenas 4,5% do total de ligações de eletricidade no País, hoje com 92,4 milhões de unidades consumidoras de energia elétrica no mercado cativo, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Por outro lado, a fonte solar acaba de ultrapassar a marca de 46 gigawatts (GW) de potência instalada na geração própria de pequenos sistemas e nas usinas de grande porte, o equivalente a 19,4% da matriz elétrica brasileira.