PENSANDO EM RECICLAGEM? CONHEÇA OS TIPOS MAIS COMUNS E DESCUBRA COMO A ENERGIA SOLAR ESTÁ INCLUÍDA NESSE PROCESSO

30/09/22 | São Paulo

Quando o assunto é sustentabilidade, falar de reciclagem é uma das primeiras coisas que vem na mente, não é? Reciclar aquilo que não é mais consumido é uma prática muito eficaz e fácil de ser inserida no dia a dia das pessoas. Separar o lixo orgânico do reciclável é só uma das formas de colaborar nesse processo. Existem diversas formas para reaproveitar e transformar esses materiais. Esse processo pode ser feito utilizando a reciclagem química, mecânica ou energética.

Vamos conhecer cada uma delas?

Além dessas modalidades, existem dois processos muito interessantes e curiosos. Sempre que um produto é transformado em outro, ele perde ou ganha valor. Esses processos são conhecidos, respectivamente, como Downcycling (ou subciclagem) e Upcycling. Se liga só no exemplo:

E a energia solar?

Reciclagem tem tudo a ver com a solar! Além de gerar energia limpa e renovável, os módulos fotovoltaicos são materiais com alta capacidade de reciclagem após o fim da sua vida útil, que pode durar até 30 anos!

Segundo a Agência Internacional para as Energias Renováveis – IRENA, é possível reciclar até 97% desses materiais e utilizá-los, inclusive, na fabricação de novos módulos. Entre eles, o vidro é o mais predominante, com 75% da composição total do produto.

Dados da IRENA mostram também que até 2050, mais de 78 milhões de toneladas desses materiais serão descartados no planeta. Com a reciclagem, esse cenário pode ser revertido enquanto novos produtos de qualidade são criados.

E aí, já sabia dessa possibilidade? É muito bom ver as múltiplas formas de ajudar o planeta, seja gerando energia limpa ou reciclando. Fique por dentro de tudo o que acontece no setor acompanhando a ABSOLAR nas redes sociais!