Programa de certificação da ABSOLAR já atendeu dez empresas

27/04/23 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Canal Energia

Lançado recentemente, o programa “Qualidade ABSOLAR, iniciativa da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica que busca promover a competitividade saudável entre as organizações do setor que atuam no Brasil, acaba de registrar um total de dez empresas certificadas nos últimos meses. O programa tem adesão voluntária e é avaliado por um organismo independente a partir de critérios elaborados pelo setor.

A Absolar estruturou a iniciativa dentro do chamado mecanismo de designação, processo em que uma entidade reconhece a capacidade e autoriza empresas certificadoras especializadas e independentes a realizarem análises e avaliações de qualidade e segurança dentro dos parâmetros pré-estabelecidos no programa. São três níveis de adesão, que contemplam certificação para empresas que atendam aos requisitos A – básico, AA – intermediário e AAA – avançado (mais completo). O ciclo de certificação é de 36 meses e as empresas podem solicitar ingresso em qualquer um dos níveis previstos.

Atualmente, 20 empresas estão em processo de avaliação, entre distribuidores de equipamentos, importadores, instaladores, integradores, operadores, fabricantes e consultorias. A entidade já recebeu, ao todo, mais de 200 companhias que solicitaram propostas para o processo de certificação, que dura, em média, de 30 a 40 dias entre avaliação documental, análise in loco, aprovações e validações.

Para a associação, a certificação já concedida às empresas é um exemplo para as demais companhias do setor e um marco no avanço continuado do mercado fotovoltaico. O programa conta com requisitos específicos para sete segmentos diferentes de atuação: distribuidores de equipamentos, importadores, instaladores, integradores, operadores, fabricantes e empresas que oferecem treinamento.