Segundo dia da #Intersolar South America – A maior feira & congresso da América Latina para o setor solar!

28/08/24 | São Paulo

Confira alguns dos destaques que os especialistas do TECREG – o Departamento Técnico Regulatório – da ABSOLAR separaram para você.

A cobertura completa, com informações de todos os paineis, está no nosso Twitter @ABSOLAR_Brasil

Durante a abertura do painel da EES, o CEO da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, lembrou o papel da Associação, que desde 2019 alterou seu estatuto para incorporar o armazenamento como eixo estratégico. Lembrou o trabalho que vem sendo feito em prol de políticas públicas. No painel, Ricardo Tili, Diretor da Aneel, afirmou que a inserção de novas tecnologias no SEB não deve ser uma finalidade em si, mas trazer melhorias para o sistema. Ressaltou que o armazenamento é prioridade na agenda regulatória de Aneel em 2023-2024. Ricardo também afirmou que até o final deste ano teremos o Resultado da CP 39, e a Aneel deve as primeiras regulações específicas para armazenamento.

Com a Temática da Autoprodução de energia (GC/GD) o Vice-Presidente Geração Centralizada do Conselho de Administração da ABSOLAR, Ricardo Barros, falou sobre os ambientes de contração de energia, com os ônus e vantagens de cada um. Durante o painel, Marília Rabassa, coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Hidrogénio Verde da ABSOLAR, destacou que em 2023, todos os contratos de solar assinados foram de autoprodução.

O Vice-presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, Márcio Trannin, moderou o painel com a Temática “Solar em larga escala combinada com outras tecnologias” e apresentou os problemas que a Geração Centralizada vêm enfrentando e como as híbridas aparecem nesse contexto.

Priscila Santos, Pesquisadora & Engenheira elétrica da FIT (Instituto de Tecnologia Brasil), destacou que é “preciso reduzir em 92% emissões de gases de efeito estufa até 2035. Brasil e cerca de 100 países se comprometeram a reduzir emissões de metano em 30% até 2030. A solução para isso é a produção de biogás a partir de fonte solar fotovoltaica e também o colocar baterias”.

Camila Ramos, Vice-Presidente de Investimentos e Hidrogênio do Conselho de Administração da ABSOLAR, moderou o painel “Temática de negócios sustentáveis e Transformação/transição energética” e apresentou as megatendências globais destacando as oportunidades e incertezas que ajudam as empresas a se prepararem.