Alerj aprova facilidade de financiamento de energia solar a servidores e pensionistas estaduais

10/02/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Extra

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quarta (9), projeto de lei que facilita financiamento e compra de serviços de energia solar por servidores ativos e inativos, militares e pensionistas do Estado do Rio. O valor será descontado automaticamente na folha de pagamento.

O PL, de autoria do deputado licenciado Max Lemos (PSDB), garante acesso à fonte sustentável de energia na residência ou outra propriedade indicada pelo servidor, com pagamento parcelado de forma consignada. O comprometimento é limitado a 40% da renda, segundo lei estadual aprovada em 2021. No caso de casal de funcionários públicos, a despesa pode ser dividida no contracheque dos dois.

O representante da Comissão de Constituição e Justiça da Alerj (CCJ), Márcio Pacheco (PSC), votou pela aprovação do PL com cinco emendas. As comissões de Minas e Energia, Defesa e Meio Ambiente, de Servidores Públicos e de Orçamento acompanharam o voto da CCJ.

— Isso ajuda profundamente o meio ambiente, economiza energia e também melhora e muito a situação do servidor porque vai diminuir a situação das contas de forma fabulosa — avaliou o relator especial do PL, deputado Luiz Paulo (Cidadania).

Se a instalação para captar energia solar for feita para servidores que moram em condomínios ou blocos de apartamentos, o sistema pode ser instalado e os entes públicos concedem, então, incentivo à cota paga ao condomínio.

O governo do estado deve, segundo o texto, alinhar com municípios a carga tributária do serviço, levando em consideração a política estadual de incentivo à energia solar. Também serão consultados os fornecedores do sistema de energia solar, sobre tarifas e taxas do serviço, e agentes financeiros públicos e privados, para encontrar os modelos de financiamento mais vantajosos.

Empresas e agentes financeiros interessadas em participar devem fazer adesão pelo Executivo estadual.

Plataforma para investimentos em energia solar do Brasil quer qualificar futuros funcionários (Foto: Divulgação)