Estudo avalia integração de usinas hidroelétricas e fotovoltaicas

15/03/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Jornal Correio de Araxá

Projeto será apresentado no 15º Sepope, que ocorre em Foz do Iguaçu, no Paraná

Uma pesquisa sobre a implementação de sistema fotovoltaico flutuante em reservatórios de usinas hidrelétricas, desenvolvido por pesquisadores do curso de Engenharia Elétrica do Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em São José, será apresentada durante o 15º Simpósio de Especialistas em Planejamento da Operação e Expansão de Sistemas de Energia Elétrica (Sepope), que ocorre, até o dia 18 de março, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

O estudo combina uma fonte intermitente solar com uma usina hidrelétrica para estabilizar flutuações de geração, além de aproveitar a conexão à rede de transmissão já existente. A proposta é de que o sistema fotovoltaico trabalhe como uma fonte complementar à usina hidrelétrica, operando de forma híbrida, resultando em estabilidade na cota do reservatório e oferecendo maior segurança energética.

De acordo com o levantamento, nos períodos ensolarados seria priorizada a geração solar, enquanto que em outros períodos a geração hidrelétrica seria acionada. O estudo avaliou duas usinas hidrelétricas: Salto Santiago, com reservatório acumulativo; e Itá, a fio d’agua. O retorno do investimento, em ambos os casos, ocorreria em menos de 11 anos.

Quanto a economia de água nos reservatórios, a solução poderia apresentar um ganho de cerca de 6,7 metros no nível do reservatório de Salto Santiago, e de 2,7 metros em Itá. O estudo é fruto do trabalho de conclusão de curso do estudante Victor Antônio Maciel, sob orientação do professor Raimundo Celeste Ghizoni Teive.